SISEMP

Prefeitura de Palmas se compromete a apresentar data de pagamento da data-base na terça-feira, 08

31/03/2025 01/04/2025 09:09 3777 visualizações

A Prefeitura de Palmas, representada pelo secretário de Governo, Sérgio Vieira Marques, Soró, se comprometeu a apresentar uma proposta de pagamento da data-base dos servidores municipais na próxima terça-feira, 08. O compromisso foi feito em reunião realizada nesta segunda-feira, 31, entre o Secretário e representantes Sindicais de base, dentre eles o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas, Heguel Albuquerque.

Além do Sisemp, participaram do encontro representantes, do Sindicato dos Farmacêuticos do Tocantins (Sindifato), do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins (Sintet) e do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Tocantins (Sicideto).

Na ocasião Heguel Albuquerque ressaltou que a data-base não representa um reajuste salarial, mas sim a reposição da inflação que tem onerado o custo de vida do servidor municipal. “Nós estamos aqui para levar uma resposta para a nossa base. Estamos intermediando essa boa relação da gestão com o servidor público, que é a entrada dos serviços da Prefeitura”, frisou o presidente.

Albuquerque também informou que existe ainda uma lista de demandas dos servidores, já encaminhadas  ao Gabinete do Prefeito, que deverão ser discutidas em momento oportuno, tão logo seja resolvida a questão da data-base. 

Já o Secretário de Governo afirmou que “A Gestão está disponível para ouvir e negociar com os representantes sindicais e que a prioridade será a data-base”, como solicitado pelos Sindicatos.

Data-Base

A revisão geral anual dos servidores municipais deve ser aplicada no mês de janeiro, conforme estabelece a Lei Municipal nº 2.105/2014. O reajuste é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que para este ano é de 4,77%.

É importante ressaltar que esse percentual corresponde apenas à reposição da inflação, não representando um aumento real no salário dos servidores.

"Esperamos que a Prefeitura de Palmas apresente o percentual de reajuste e a data prevista para o pagamento da data-base. Lembrando que o mínimo para garantir a reposição da inflação é o INPC acumulado, ressaltando que a alta dos preços tem degradado a qualidade de vida do servidor", afirma o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque. 

O Presidente do Sisemp ressalta ainda, que os servidores da Educação e os Analistas em Saúde também não receberam da data-base de 2024, acumulando 02 anos sem o reajuste.